Projeto Duas Vidas  

Posted by Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti

Informamos aos inscritos no Projeto Duas Vidas que o primeiro dia da capacitação será nesta sexta-feira (30/10), no auditório da OAB/RN, às 19:00. Haverá a apresentação do documentário O Grito das Prisões, da CPI do Sistema Carcerário, seguida de discussão de palestrantes e estudantes. Será divulgado nesta oportunidade o cronograma da capacitação.

Informamos também que a lista de inscrições está sendo digitalizada e logo que seja, nos comunicaremos diretamente por e-mail com os participantes.

A seleção dos participantes ocorrerá durante a capacitação, por uma análise de assiduidade e aproveitamento.

SOI 2010  

Posted by Ângelo



EDITAL DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE COMITÊS

1. REGRAS GERAIS

A seleção dos comitês da X SOI será feita através da avaliação dos projetos de comitês apresentados pelos diretores candidatos. Os projetos deverão ser entregues por escrito para o Secretariado através do endereço eletrônico secretariado.soi10@gmail.com até a data-limite de 25 de novembro de 2009. Cada candidato poderá submeter quantos projetos desejar, restando claro que, caso esteja em mais de um aprovado, só poderá permanecer na diretoria de um deles.

2. REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE COMITÊ

2.1. Número de diretores

Cada projeto de comitê deverá conter, no máximo, 2 (dois) diretores.

2.2. Requisitos dos Diretores

a. Estar matriculado, quando da publicação deste edital, em qualquer curso de ensino superior, em nível de graduação ou pós-graduação, em qualquer estabelecimento de ensino superior regularmente registrado no Brasil; ou já ter feito parte do corpo acadêmico da SOI.

b. Ter participado no mínimo uma vez de um modelo ou simulação, seja de ensino médio ou de ensino superior, na direção acadêmica de algum comitê.

c. Ter disponibilidade de tempo para trabalhar em prol da SOI e dos trabalhos de seu comitê desde o momento de confirmação de seleção do comitê até a realização do evento.

2.3. Requisitos do projeto de comitê

O projeto de comitê deverá conter:

a. Identificação dos diretores através de nome completo, CPF, telefone e e-mail para contato; filiação acadêmica, matrícula, curso e período; experiência em modelo ou simulação;

b. Nome do organismo/conferência a ser simulado, data (se histórico) e tema(s) a ser(em) debatido(s);

c. Quantidade (com justificativa) de assistentes necessários. Frise-se que cada comitê deverá conter, no mínimo, um assistente que nunca tenha feito parte do staff da SOI;

d. Histórico institucional do organismo/conferência, em até 200 (duzentas) palavras;

e. Resumo do(s) tema(s) discutido(s), em até 300 (trezentas) palavras para cada um;

f. Razões das escolhas de organismo/conferência e tema(s), em até 300 (trezentas) palavras;

g. Necessidades logístico-administrativas (quantidade de computadores, pranchões, material especial, especificar a sala, caso seja no SEBRAE, etc.);

h. Lista de representações ou, se ainda não disponível, previsão de número de delegados.

3. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Serão avaliados, pelo Secretariado de 2010 e pela Coordenação Acadêmica da SOI, a qualidade do conteúdo e a consistência do projeto (incluindo análise de viabilidade e compatibilidade com o planejamento administrativo da SOI 2010). O método de seleção será comparativo, e dar-se-á preferência àqueles que já participaram da SOI em edições anteriores, bem como será observada a experiência em modelos e simulações, e que privilegiem as seguintes linhas:

Direito Internacional dos Direitos Humanos;

Direito Internacional Ambiental;

Direito Internacional Penal;

Direito Internacional Econômico e Comércio Internacional;

Direito da Integração e Comunitário;

Direito das Organizações Internacionais;

Direito Internacional dos Refugiados;

Direito Internacional Humanitário;

Direito Internacional da Energia;

Direito da Segurança Internacional e Manutenção da Paz.

4. RESULTADO

O resultado final da escolha dos comitês será divulgado pelo Secretariado da SOI 2010 até o dia 28 de novembro de 2009.

5. OUTRAS QUESTÕES

Casos omissos neste Edital serão solucionados pelo Secretariado atual. Os interessados poderão enviar um e-mail para secretariado.soi10@gmail.com com o objetivo de sanar quaisquer dúvidas.

Projeto Duas Vidas - AVISO  

Posted by Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti

Em virtude da quantidade de inscritos e das alterações no cronograma do projeto, informo que a capacitação não será realizada hoje. Em breve os inscritos serão contactados por e-mail com maiores informações.

Debate sobre Direito à Moradia  

Posted by Ângelo

O Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti (Direito UFRN), num trabalho de aproximação entre a Universidade e movimentos sociais, promove um evento sobre Direito à Moradia com a presença de professores, movimento social e autoridades do nosso Estado.


Debatedores:

Francisco Sales (Procurador-Geral do Estado)
Dulce Bentes (Professora do Departamento de Arquitetura - UFRN)
Wellington Felipe (Coordenador do MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas)

Data: Quarta-Feira, 28 de Outubro
Hora: 19h
Local: NEPSA (Goiabinha) UFRN

Juriscopão 2009 - Mudança de data!!!  

Posted by Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti


Pessoal, o juriscopão mudou de data, agora ele acontecerá no dia 22/11 devido à incompatibilidade com a data da prova do ENADE, que ocorrerá no dia 08/11.
O prazo para a inscrição também foi prorrogado, indo até segunda-feira (19/10 - PRAZO IMPRORROGÁVEL). As inscrições podem ser feitas com qualquer membro do CAAC.
O congresso técnico será realizado dia 28/10 (quarta-feira) às 10:30 em frente ao BLOCO A

qualquer dúvida entrem em contato com Erick (e-mail: esousa1286@yahoo.com.br)


Contamos com a participação de todos!

Cine Legis  

Posted by Ângelo


Convidamos todos para participar do evento do Cinelegis, em que exibiremos o documentário Justiça, seguido de debate sobre “O compromisso Social do Profissional do Direito”, com os professores Marco Bruno e Gabriel Vitullo.



Aguardamos a presença de todos!

Local: Auditório do NEPSA

Dia: 14 de outubro

Hora: 18h30min "

Juriscopão 2009  

Posted by Ângelo


Evento: Juriscopão
Data: 08/11/09
Local: Society Soccer Club
Preço: R$20,00 Homem / R$15,00 Mulher (mesmos valores do ano passado)
Inscrições: até segunda-feira com Erick (A2 pela manhã, H2 pela noite nas terças e quintas), Lucas (G3) ou Helene

Lembrando que, como haverá confecção de camisas por cada participante, a inscrição deverá ser feita dentro do prazo, pois não temos como ficar adiando as inscrições, sob pena de as camisas não ficarem prontas até a data do torneio.

O 1º Congresso Técnico para o Juriscopão acontecerá na quarta-feira (14/10) às 10h em local a ser definido e divulgado pelos meios ordinários utilizados pelo CA.

Aproveitando o ensejo, gostaria de divulgar os Jogos Gerais, maiores informações encontram-se no forum do sigaa sob o título "IV Olimpíadas da UFRN"

Contamos com a participação de todos!

PS: Caso alguém não tenha recebido a ficha de inscrição, procurar Erick, Lucas ou Helene

 

Posted by Ângelo

Que não se perca o nosso futuro

Era uma vez um pequeno país, de certa homogeneidade étnica e geográfica. Havia, neste país, uma profunda concentração de renda, em que 80% das suas riquezas pertenciam a menos de 10% da população. Uma história de injustiças sem precedentes, inclusive com períodos ditatoriais civis e militares. Apesar disso, possuía uma classe média assalariada flutuante dada a um consumismo, com certo poder de organização.

Certo dia, após inúmeras tentativas, em parte decorrentes dessa organização, um cidadão, trabalhador de muita habilidade política, não pertencente aos citados 10% dominantes da população, ganhou as eleições para Presidente da República, contra todas as ações e ofensivas desferidas por esta classe, suas instituições e sua mídia. Ações que já prediziam a rejeição das possíveis perdas de privilégios produzidos, sustentados ou patrocinados pelo Estado.

O cidadão eleito não optou por uma ruptura brusca do até então "status quo" corrente. Preferiu, dado que não possuía maioria no Parlamento e a passividade histórica do seu povo, mudanças mais brandas, em uma coalizão de centro-esquerda, para descontentamento de alguns, inclusive do seu partido. Acreditava que não iria muito longe e que não conseguiria nenhuma mudança, caso as tomasse bruscamente, tão arraigados eram os vícios, os desmandos e a força econômica da classe até então no poder.

Essa classe, representada pelas elites, perdeu dentro do jogo democrático, pois não havia mais margem para fraudes e armações. Mas, como já se previa, quis, a todo custo, nos anos que se seguiram, ganhar no tapetão, buscando os mais diversos métodos e várias frentes: setor privado (promovendo, junto com alguns políticos e juízes, grampos ilegais, falsos dossiês, aproximações duvidosas e tentativas de suborno de autoridades ligadas ao governo, ao partido do Presidente e até de seus familiares), passando por governos locais conservadores, por parte do Parlamento (políticos fisiologistas e/ou de direita) e da Justiça, tudo muito bem orquestrado, enfocado, priorizado e ampliado por uma mídia moderna tecnologicamente, porém bem rude social e politicamente. Um verdadeiro massacre, guardando alguma semelhança ao que provocara, décadas antes, o suicídio de outro Presidente.

Nada de anormal, pois onde já se viu, na história da humanidade, membros abastados e privilegiados de uma sociedade quererem dividir, diminuir ou perder “de mão beijada” suas regalias para a maioria média ou pobre, sem revolução?

Entretanto, o trabalhador Presidente não se deixou abalar, apesar de várias baixas na sua equipe. Perseguiu o objetivo maior para o qual foi eleito: diminuir as desigualdades sociais, enormes naquele pequeno país, garantir um desenvolvimento sustentável e fortalecer suas precárias democracia e instituições. E conseguiu ir muito além do que se imaginava.

Implantou um programa social robusto, tendo como foco a segurança alimentar e contrapartida educacional e de saúde para crianças, jovens e adultos; um programa de luz e energia para todas as localidades e de cisternas para todas as famílias carentes de áreas secas do país; iniciou uma obra de transposição de um importante rio para uma faixa semi-árida e pobre do seu território. Outrossim, criou e ampliou universidades e escolas técnicas públicas (institutos federais); adotou um programa de bolsas em faculdades particulares. Aumentou o poder de compra do salário mínimo; recompôs os salários dos servidores públicos, assim como iniciou a primeirização do serviço público, abrindo diversos concursos. Diminuiu a inflação, a relação dívida interna/PIB, a dívida externa, o risco-país e o desemprego; fez ajuste fiscal; aumentou as exportações; implantou um programa de biodiesel; investiu no agronegócio; incentivou a agricultura familiar e fez pesados investimentos na empresa estatal de petróleo. Ampliou e reaparelhou os órgãos federais de controle como a polícia, controladoria, receita fazendária e os orgãos de meio ambiente, cooperando com os ministérios públicos e as justiças federais e locais, não dando trégua à corrupção e diminuindo o desmatamento.

Neste período, a grande maioria da população não era informada das ações do trabalhador Presidente, a não ser pela internet (quem tinha acesso) ou por propagandas oficiais. Era, pelo contrário, diariamente bombardeada com informações negativas, colocando o país no pior dos mundos: iminência de catástrofes, crises administrativas, sociais, econômicas, políticas e até aéreas; uma denúncia por semana, uma CPI por mês. As investigações feitas pelos órgãos do governo eram noticiadas amplamente se tivesse algum alvo dentro do governo. O massacre já referido.

Mas quais não foram as surpresas, as pessoas evoluíram, sentiram no seu dia a dia a melhora nas suas vidas, o massacre não surtiu o efeito desejado, a internet muito contribuiu e o Presidente conseguiu ser reeleito, num segundo turno, sem a maioria do seu partido e de seus afins de esquerda no congresso, é verdade, mas conseguiu.

Hoje, o trabalhador Presidente se encontra próximo do final de seu segundo mandato, que, além da continuação das políticas anteriores, tem seu foco nos investimentos em infra-estrutura e energia. Conseguiu zerar a dívida externa e se tornar credor internacional, elevar a economia do país ao “grau de investimento”, tornar-se auto-suficiente em petróleo, com perspectiva de mudança no seu marco regulatório e de ser grande exportador no futuro. A cada dia vê melhorarem todos os índices de qualidade de vida dos cidadãos, diminuir a extrema pobreza e aumentar as classes ditas médias.

O pequeno país ainda é injusto, parte das elites ainda se encontra pendurada nas suas tetas, mas os avanços são inegáveis. O ciclo se reinicia para as próximas eleições, porém, tudo indica que a população dê um passo adiante, não perca o seu futuro, eleja candidatos dos poderes executivos estaduais e federal que trabalhem efetivamente para o povo e também eleja bases de apoio nos poderes legislativos (deputados estaduais e federais e senadores) compatíveis com os executivos eleitos.

Bom, contei esta história para elucidar de maneira simplista o que se passa no Brasil do governo Lula. Considere os mesmos avanços alcançados, as resistências permanentes de suas classes abastadas e sua mídia, só que com as dificuldades alargadas, já que temos um país continental com imensas variações geográficas, étnicas, religiosas, ideológicas, sociais e econômicas.



Texto enviado pelo aluno Marcos Ticiano Alves de Souza, Licenciado em Matemática, Especialista em Engenharia de Sistemas, Estudante de Direito da UFRN

Seleção de Estágio  

Posted by André



OBS: é bom saber que esse escritório não possui vínculo direto com a UFRN.

Juriscopão  

Posted by André in

Está chegando em fim o mais esperado evento esportivo do Curso de Direito da UFRN!
Contando com alguns dos maiores craques do mundo acadêmico, e outros nem tão craques assim. Inscrevam-se! Participem!

E Mesmo para aqueles que não são adeptos da arte de jogar futebol, não deixem de presenciar o evento, indispensável de se ver uma vez por ano! Torçam! Vibrem!

Juriscopão 2009

Data: 08 de novembro.
Local: Society Soccer Club
Inscrição: R$20 masculino e R$15 feminino
Inscrições até terça-feira(13/10) com Erick, Lucas ou Helene.

Projeto de Pesquisa  

Posted by André in

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO

EDITAL DE SELEÇÃO

(PROJETO DE PESQUISA)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Direito Público do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, abre seleção dirigida aos alunos do Curso de Direito – Campus Central (Natal), interessados em participar do Projeto de Pesquisa Isonomia da Tributação e Livre-concorrência no Mercado, coordenado pelo Prof. Dr. André de Souza Dantas Elali.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas até o dia 09/10/2009 por meio do formulário disponível nas dependências do Departamento de Direito Público. A avaliação (seleção) ocorrerá na semana subseqüente, conforme instruções do coordenador da pesquisa.

DAS VAGAS

Inicialmente serão ofertadas 10 (dez) vagas. Os demais aprovados na seleção poderão ser convocados ao longo do desenvolvimento do projeto de pesquisa, observada a ordem de classificação.

DA SELEÇÃO

O requisito para participar da seleção é ter cursado a disciplina de DIREITO CONSTITUCIONAL I. A seleção será composta por duas fases. A primeira, de caráter classificatório e eliminatório, consistirá na produção de um texto dissertativo-argumentativo acerca da temática TRIBUTAÇÃO E REGULAÇÃO ECONÔMICA, tomando-se por base a bibliografia disponibilizada pelo coordenador no Departamento. Serão avaliados aspectos concernentes ao domínio dos conceitos tratados na bibliografia indicada e à capacidade de reflexão acerca da temática proposta. A segunda fase, de caráter apenas eliminatório, será composta de análise de currículo e entrevista.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos não previstos neste edital serão devidamente analisados pelo coordenador deste projeto.

INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA A SELEÇÃO

AMARAL, Antonio Carlos Rodrigues do. (Organizador). Direito do Comércio Internacional – Aspectos Fundamentais. São Paulo: Aduaneiras, 2004.

ÁVILA, Humberto. Teoria da Igualdade Tributária. São Paulo: Malheiros, 2008.

AVI-YONAH, Reuven S. Globalization, Tax Competition and the Fiscal Crisis of the Welfare State. In: U. S. International Taxation – cases and materials. Second Edition. New York: Foundation Press, 2005.

BACKER, Jean-Marie de; LEPIÈCE, Annabelle. A Concorrência e a Tributação no Direito Europeu. In: Temas de Tributação e Direito Internacional. São Paulo: MP, 2008. Coordenação: Ives Gandra da Silva Martins; André Elali.

BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento – uma leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2005.

CARBAJALES, Mariano. El Estado regulador – Hacia un nuevo modelo de Estado. Buenos Aires: Abaco, 2006.

CAVALCANTI, Francisco de Bezerra Queiroz. Considerações sobre incentivos fiscais e globalização. In: Incentivos Fiscais. Coordenação: Ives Gandra da Silva Martins; André Elali; Marcelo Peixoto. São Paulo: MP, 2006.

GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

ORTIZ, Gaspar Ariño. Principios de Derecho Público Económico – Modelo de Estado, Gestión Pública, Regulación Económica. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2003.

SALOMÃO FILHO, Calixto. Direito Concorrencial – as estruturas. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

SCHOUERI, Luís Eduardo. Direito Tributário e Ordem Econômica. In: Tratado de Direito Constitucional Econômico – estudos em homenagem a Paulo de Barros Carvalho. Coordenador: Heleno Taveira Tôrres. São Paulo: Saraiva, 2005.

__________. Normas Tributárias Indutoras e Intervenção Econômica. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

TANZI, Vito. Taxation in a Integrating World. Washington: The Brookings Institution, 1995.



OBS: Os textos e livros deste edital serão disponibilizados pelo Professor.
Enviar e-mail para:andreelali@andreelali.com.br

 

Posted by Ângelo

“Todo Homem é maior do que o seu erro.”

O Projeto Duas Vidas, iniciativa da OAB/RN, da Defensoria Pública e da UFRN, com apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e do Conselho Nacional de Justiça, visa a prestação continuada de assistência judiciária a presos provisórios e apenados do Rio Grande do Norte, na forma da Resolução nº 62, de 10 de Fevereiro de 2009, do CNJ.

Serão formados grupos compostos de um advogado, acompanhado de dois estudantes de direito, um de psicologia e um de serviço social, visando à assistência integral ao assistido. Cada equipe será designada para acompanhar dois processos, devendo primar pela defesa dos direitos humanos e os direitos de defesa do acusado, bem como a apropriada execução da pena privativa de liberdade.

As inscrições dos estudantes devem ser realizadas no Departamento de Direito Público da UFRN, até a data de 20 de outubro de 2009. Há um limite de 60 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Dependendo no número de inscritos, pode haver seleção por entrevista com o Prof. Coordenador.

Ricardo Vagner de Alcântara

Coordenador

SOI 2009  

Posted by Ângelo



Seleção para o Lições de Cidadania  

Posted by Ângelo


Edital de seleção para o Núcleo de Ensino em Ambiente Penitenciário.

Edital de Convocação nº 02/2009

1. Do objeto:
O presente edital objetiva a seleção de estudantes do curso de Direito da UFRN para a participação no Programa Lições de Cidadania na qualidade de secretários ou extensionistas.

2. Das Vagas:
a) Secretários:
• 2 (duas) vagas para o Núcleo de Ensino Jurídico Popular Infantil (EJUPIN);
• 3 (três) vagas para o Núcleo de Ensino em Comunidades Urbanas;
• 3 (três) vagas para o Núcleo de Ensino em Assentamentos Rurais;
• 3 (três) vagas para o Núcleo de Ensino em Ambiente Penitenciário.
b) Extensionistas:
• 5 (cinco) vagas para o Núcleo de Ensino Jurídico Popular Infantil (EJUPIN);
• 5 (cinco) vagas para o Núcleo de Ensino em Comunidades Urbanas;
• 5 (cinco) para o Núcleo de Ensino em Assentamentos Rurais;
• 3 (três) vagas para o Núcleo de Ensino em Ambiente Penitenciário.
É possível ao candidato se inscrever para uma vaga de Secretário ou de Extensionista concomitantemente, mas só poderá ser selecionado em uma modalidade.

3. Das Atribuições:
a) Compete aos Secretários: Administrar a infra-estrutura de seus Núcleos; Prestar informações à Coordenação Geral; Realizar pesquisas teóricas e de campo na área de atuação do respectivo Núcleo; Ministrar aulas na respectiva área de atuação; comparecer semanalmente à reunião da equipe de seu Núcleo; elaborar relatórios de atuação.
b) Compete aos Extensionistas: Auxiliar os Pesquisadores e Secretários do Núcleo a que for vinculado; Comparecer aos Cursos de Formação; Ministrar aulas na respectiva área de atuação.
Aprovados, os extensionistas se manterão vinculados ao Programa por um prazo de seis meses a um ano, dependendo da determinação da Coordenação Geral.

4. Do Processo Seletivo:
O Processo Seletivo, levado a cabo pelo Coordenador do Programa e pela Comissão de Seleção, se dará em duas fases, consistindo a primeira de um círculo de discussão coletivo e a segunda de uma entrevista individual.
A primeira fase do processo seletivo ocorrerá no 09/10/2009 e a segunda fase no dia 13/10/2009.
O horário da primeira fase do processo seletivo será enviado ao candidato por email no dia 08/10/2009 até as 12 h.
O resultado dos aprovados na primeira face da seleção, assim como o horário de entrevista será enviado ao candidato por email até o dia 11/10/2009.
Os critérios de avaliação são definidos pelo Coordenador do Programa e pela Comissão de Seleção.
É garantido a todo candidato o acesso posterior à sua ficha de avaliação, mediante requisição à Comissão de Seleção.

5. Das inscrições:
Para inscrever-se, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição que se encontra no Departamento de Direito Público, até a noite do dia 07/10/2009.

O Coordenador e a Comissão de Seleção se reservam o direito de resolver os casos omissos neste edital.