A seleção do projeto de pesquisa da professora Yara acontecerá dia 1º de julho, quarta-feira, às 19h na sala G3.
Abaixo segue a lista dos professores e suas respectivas disciplinas para o semestre letivo 2009.2. A lista foi divulgada pelo Departamento de Direito Público (DPU) e pelo Departamento de Direito Privado (DIPRI) no dia 19 de junho de 2009. Passível de pequenos ajustes, qualquer atualização da lista será divulgada neste blog. Que comece o início do planejamento acadêmico!
DPU
-
Está aberto o edital para seleção do projeto de pesquisa orientado pela prof. Dra. Yara Maria Pereira Gurgel (Advogada; Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela PUC/SP). O tema desse estudo é a questão da “Duração do tempo de trabalho, desenvolvimento e dignidade humana”.
A prova ocorrerá no dia 29/06/2009, na sala G3, tendo como único requisito ter cursado a matéria Sistema Constitucional Brasileiro. A seleção será composta por duas fases uma prova escrita e uma entrevista, como está discriminado no edital. O resultado será divulgado no dia 06/07/2009 no mural do centro acadêmico e do sigaa.
Edital completo no link abaixo:
Maiores informações:
ygurgel@uol.com.br
Gustavo Bertrand
_____________
Não é necessário fazer muito esforço para notar o caráter - nem tão implícito assim - das postagens dos dias três e cinco de junho acerca do lançamento do livro “Gol de Placa” do deputado Fábio Faria, lançado na quinta-feira, dia 4 do mesmo mês, no blog de Thaisa Galvão, serviçal de vários senhores e cão-de-guarda de singelas moradias habitadas por famílias com os sobrenomes Maia, Souza, Faria e Marinho.
_
Em primeiro lugar, é cediço que Fábio Faria com certeza não iria abrir mão de suas séries de supino e rosca alternada para, vejam vocês, escrever um livro. Fábio Faria escrevendo um livro? Ainda se o livro fosse de piadas, a piada em si já está consubstanciada na estapafúrdia hipótese do deputado-estrela ter se sentado para fazer uso do seu viés intelectual de escritor até então adormecido, latente e não explorado para, vejam vocês novamente, escrever um livro. Da mesma forma que a apresentadora Luciana Gimenez costuma se defender da ignorância que lhe é conferida afirmando que é poliglota, havia no nosso deputado-modelo uma discreta e improvável flor de intelectualidade nascida em meio ao asfalto de festas private e camarotes de Carnatal badalados por globais custeados com passagens da Câmara, ambientes em tese extremamente hostis para atividades dessa espécie. Busca-se presumir, de forma senil e ginasial, que a hipótese de que o livro foi de fato escrito pelo deputado-galã será comprada por alguém que não as adolescentes integrantes do seu fã clube. Alguém realmente acredita que nesse livro, além da dedicatória, haverá algo mais da autoria do ex de Galisteu?
_
Mesmo que tal obra seja uma peça de pouco valor informativo, histórico, técnico e literário, com fins eminentemente de autopromoção e promoção política do grupo de papai, da Governadora, da Prefeita e de quem mais nutre interesses políticos com a realização da Copa, a ideia do deputado-marombeiro ter escrito um livro ainda assim soa descabida. O deputado-pegador-de-estrelas não deveria ter posto os bois na frente da carroça e ter aprendido a falar antes de se dispor a escrever qualquer coisa, conforme se atestou nas pouquíssimas oportunidades na qual se pronunciou na Câmara dos Deputados e nos palanques de sua campanha em 2006.
_
Uma visão mais ampla e aprofundada da ocasião não resiste à conclusão mais óbvia de todas, na qual papai - o padroeiro da imprensa potiguar - com seu sagaz senso de oportunidade e apurado olfato de raposa, observou o ambiente ideal para que se tachasse a perene pecha de "pai da Copa" ao seu rebento, pecha esta que, somente, proporcionará a perpetuidade do deputado-micareteiro no vetusto posto de deputado federal, para alegria das meninotas de plantão consumidoras assíduas de Contigo, Caras e Tititi – além do orgulho de papai, é claro.
_
O livro trata “dos bastidores potiguares em torno da luta para trazer a Copa para Natal em 2014”. Todavia, a supracitada blogueira faz questão de pôr em relevo em sua página que a obra “fala das ações do então secretário de Esportes, Miguel Weber, do trabalho do secretário de Turismo, Fernando Fernandes, da governadora Wilma de Faria, da prefeita Micarla de Sousa”. E o melhor, finaliza a inveterada vassala com um nocaute capaz de levar Popó à lona: “Fábio diz que está longe dele querer ser o pai da Copa. ‘Lógico que eu dei o pontapé inicial’, lembrou.”
_
Como já disse anteriormente, qualquer criatura com a capacidade cognitiva de um primata nota o real intuito não só da jornalista pena-de-aluguel, que não passa de um peão das hostes robinsonianas, mas também do papai do deputado-celebridade que por ela se manifesta: Fábio Faria, o incansável, que não medira esforços para trazer a Copa para Natal, apesar de estarem todos cientes do seu protagonismo heróico e triunfante, de sua obstinação olímpica e de sua visão vanguardista de, no jargão futebolístico, “ter dado o pontapé inicial”, ainda assim se mostra humilde, o deputado-paparazzo; em que pese ter sido um obstinado lutador para Natal ser sede da Copa, a virtude da humildade, característica dos homens bons, prevaleceu ante tão numerosas qualidades a ele inerentes e que poderiam muito bem ter sido entronadas pelo impoluto deputado-menudo, o qual contrariou, entretanto, com extremas elegância e modéstia, o supostamente incontestável consciente coletivo de que fora o capitão-mor na vinda da Copa a nossa cidade, preferindo dividir as glórias da conquista com seus partidários, tudo conforme as orientações de papai, claro. Não poderia deixar de observar, no entanto, que “o pontapé inicial” foi por ele dado. Sempre com a finalidade de, com a discrição de um rinoceronte no cio, conceder definitivamente a alcunha de “pai da Copa” ao deputado-playboy e de bajular figurinhas carimbadas da política potiguar.
_
A dúvida por então é apenas se o Rio Grande do Norte suportará nos próximos 40 anos mais um deputado Copa do Mundo – agora literalmente.
Há dezenove vagas para o curso de direito da UnB, que apresenta uma nova cara:
Está oferecendo o triplo de oportunidades para que os estudantes de outras instituições de ensino superior, inclusive privadas, possam ingressar na universidade. Há 745 vagas ociosas disponíveis para serem preenchidas no segundo semestre deste ano.
Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter entre 20% e 75% do curso concluído. As inscrições vão de 8 a 19 de junho, com taxa de R$ 80. O candidato fará uma prova dissertativa de conhecimentos específicos e de Português (confira calendário abaixo).
Até o semestre anterior, as vagas destinadas à transferência facultativa eram indicadas pelas unidades acadêmicas. Em janeiro de 2009, uma resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) mudou o processo. Agora, a Secretaria de Administração Acadêmica faz um levantamento de vagas remanescentes do vestibular e das geradas por desligamentos e transferências. Ela é a responsável por fazer as indicações de cada área.
Com a mudança, é possível ampliar o ingresso pela modalidade. “É uma forma de aproveitar ao máximo a estrutura da universidade. Vamos reocupar vagas de desistentes, alunos que mudam de curso, com o objetivo de aumentar o número de formandos”, afirma a decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão. Também não há mais uma etapa objetiva com provas de Matemática e de Português. Todo o processo seletivo será coordenado pelo Cespe.
Segundo o secretário de Administração Acadêmica, Arnaldo Carlos Alves, a seleção não concorre com outras formas de ingresso. “Não é uma modalidade que menospreza o vestibular. É uma chance para trazer os melhores alunos das instituições privadas que tenham o sonho de estudar na UnB”, diz. Confira o edital no site do Cespe.
CALENDÁRIO
29/06 – Divulgação do resultado final da primeira etapa (análise de histórico escolar)
12/07 – Prova dissertativa de conhecimentos específicos e de Língua Portuguesa
05/08 – Divulgação do resultado final da segunda etapa
06 e 07/08 – Registro e matrículaTerceira etapa da seleção – Classificatória, somente para cursos que exigem apresentação de porta-fólio
06 e 07/08 – Análise do porta-fólio
14/08 – Divulgação do resultado final e matrícula dos aprovados
A Escola da Magistratura Federal da 5ª Região/Seccional RN (ESMAFE-RN) e o Instituto Potiguar de Direito Público (IPDP) informam que as inscrições para o evento QUINTA JURÍDICA, a ser realizado no dia 18 de junho de 2009 (quinta-feira), encontram-se abertas no sítio eletrônico www.jfrn.gov.br.
DATA: dia 18 de junho de 2009
HORÁRIO: 19 h às 22h
LOCAL: Auditório Ministro José Augusto Delgado (Justiça Federal RN)
TEMA: Execução Contra a Fazenda Pública e Precatório
PALESTRANTES:
ANNA KARENINA F. DE F. STABILE
Procuradora do Estado (RN)
Especialista em Direito Tributário pelo IBET
IGOR ALEXANDRE F. DE MACÊDO
Presidente do IPDP
Especialista em Direito Público pela UCAM
HALLISON RÊGO BEZERRA
Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Seção Judiciária do RN
Especialista em Direito Processual Civil
Professor da FARN
As inscrições deverão ser confirmadas mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis na recepção, no início do evento.
Contatos / Dúvidas:
E-mail: quintajuridica@jfrn.gov.br
Tel: 4005 7702/7704
A Controladoria-Geral da União - CGU, em parceria com a Escola de Administração Fazendária - Esaf, lançaram a quarta edição do Concurso de Monografias da CGU sobre os temas "Prevenção da Corrupção" e "Combate à Corrupção", com a finalidade de estimular pesquisas voltadas à prevenção e ao combate à corrupção no Brasil, como forma de incentivar a participação do cidadão no controle da Administração Pública, identificar iniciativas bem-sucedidas na área e colher proposições de políticas e ações que possam ser adotadas por governos e sociedade. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho de 2009. Para mais informações sobre inscrições e regulamento consulte o site da Esaf - www.esaf.fazenda.gov.br .
Informações: Fone: (61) 3412- 6018 - Fax: (61) 3412-6016
E-mail: concurso-cgu.df.esaf@fazenda.
Contributors
Blog Archive
- março 2010 (4)
- fevereiro 2010 (1)
- dezembro 2009 (6)
- novembro 2009 (5)
- outubro 2009 (14)
- setembro 2009 (7)
- agosto 2009 (10)
- julho 2009 (7)
- junho 2009 (7)
- maio 2009 (12)
- abril 2009 (14)
- março 2009 (11)
- fevereiro 2009 (2)
- janeiro 2009 (3)
- dezembro 2008 (8)
- novembro 2008 (7)
- outubro 2008 (3)




