Uma mensagem a quem seja ou conheça um(a) advogado(a) popular  

Posted by Franklin José in

Fábio Sá e Silva (UnB) e João Paulo Santos (Mestre pela UnB e atualmente professor do CEUB) estão fazendo uma pesquisa sobre as trajetórias acadêmicas dos(as) chamados(as) advogados(as) populares. O objetivo é compreender como esse segmento da advocacia brasileira desenvolve as suas percepções sobre acesso à justiça no decorrer da graduação em direito. Com isso, a pesquisa pretende contribuir para esclarecer os limites e as possibilidades do engajamento das Faculdades de Direito nos processos de reforma da justiça e da democratização do seu acesso. Parte desse material será apresentado em forma de artigo na próxima reunião anual da Law and Society Association, no final de maio, em Denver (Colorado, EUA).

A primeira fase da pesquisa tem natureza quantitativa e compreende um questionário que está sendo aplicado junto à comunidade dos(as) advogados(as) populares. Uma segunda fase consiste em entrevistas, que serão aplicadas àqueles que se voluntariarem. A participação em uma fase não está vinculada à participação na outra.

É muito importante que os pesquisadores tenham com um número representativo de respondentes, ao menos na primeira fase para que os resultados da pesquisa sejam credíveis. Por isso, estamos pedindo encarecidamente aos(às) advogados(as) populares ou ex-advogados(as) populares ao alcance deste blog que façam o preenchimento do questionário. Para facilitar ao máximo a vida dos(as) respondentes, estamos aplicando o questionário por uma ferramenta na web. Para acessá-lo, basta clicar no link abaixo:

http://www.surveymonkey.com/s.aspx?sm=1QsyzJYCU1rz_2f8lFwxnDsg_3d_3d

Portanto, se você é ou foi um(a) advogado(a) popular, temos grande expectativa de contar com a sua participação. Se você é um estudante que participa de atividades da RENAP, também há uma seção da pesquisa voltada a esse público, embora até agora temos tido dificuldades em alcançá-lo. Se souber de mais alguém que se encaixa em uma dessas condições, sinta-se à vontade para passar esta mensagem adiante.

This entry was posted on segunda-feira, abril 06, 2009 at 18:48 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário