Chamada de Trabalhos para 8ª Edição da Revista dos Estudantes de Direito da UnB  

Posted by Ângelo

Chamada de trabalhos para a 8a Edição da Revista dos Estudantes de Direito da UnB

1. A Revista dos Estudantes de Direito da UnB (ISSN: 1981-9684), publicação impressa de periodicidade semestral e sem fins lucrativos, propõe-se a publicar trabalhos inéditos, individuais ou em co-autoria, que apresentem reflexões científicas e artísticas úteis à compreensão do Direito.

2. Serão aceitos também trabalhos apresentados em congressos, conferências e outros eventos, desde que não tenham sido publicados em periódicos ou outros meios impressos ou eletrônicos, exceto resumos nos próprios anais do congresso. Neste caso, deverá ser informado, em nota de rodapé na primeira página do texto, o evento, a data e o local em que o trabalho foi apresentado.

3. Os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

Formatação dos trabalhos

4. Os trabalhos deverão ter no máximo 20 laudas (incluído as referências bibliográficas) , em folhas de tamanho A4.

5. O trabalho deverá conter, além do corpo do texto: título, resumo (cerca de cinco linhas, apresentado no idioma do trabalho), abstract (tradução do resumo para a língua inglesa, exceto para os trabalhos já redigidos em inglês), palavras-chave (no máximo 5, apresentadas nos mesmos idiomas do resumo e do abstract) e referências bibliográficas.

6. O texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 no corpo do texto e simples no resumo, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm , com numeração inserida no canto inferior direito a partir da primeira página.

7. As citações diretas e indiretas ao longo do texto devem informar a fonte em nota de rodapé segundo o modelo AUTOR (data; página) e deverão ser digitadas em Times New Roman , tamanho 10, com espaçamento entrelinhas simples. No final do texto, deverão constar as referências bibliográficas completas, segundo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

8. De resto, devem ser seguidas as regras da ABNT.

9. Não serão publicados trabalhos com formatação desconforme àquela prescrita por esta chamada de trabalhos.


Inscrição de trabalhos


10. A data limite para recebimento de colaborações para a 8a edição da Revista é 01/02/2009.

11. O autor deverá enviar o trabalho por e-mail, para o endereço eletrônico da Comissão Editorial: redunb@gmail. com.

12. Na mensagem do e-mail deverão constar as seguintes informações: nome, e-mail, telefone para contato, Instituição de Ensino Superior, curso e período de cada autor e, no caso de ser bolsista de iniciação científica, a instituição à qual está vinculado. No assunto do e-mail, deverá constar “Inscrição para 8a edição”.

13. O trabalho deverá seguir em arquivo anexo ao e-mail, em formato compatível com o Microsoft Word (.doc, .rtf, .txt). No arquivo, não deverão constar o nome ou qualquer outro dado que identifique os autores.

14. A Comissão Editorial confirmará a efetivação da inscrição em e-mail a ser enviado para o autor do trabalho.

15. Se for constatado algum erro do autor nos procedimentos de inscrição, far-se-á notificação por e-mail imediatamente, a fim de que, querendo, retifique a etapa e proceda corretamente, observado o prazo limite de 01/02/2009.

16. Ao enviar seu trabalho, o autor automaticamente abre mão de seus direitos autorais sobre aquele em prol da Revista dos Estudantes de Direito da UnB. Após a publicação e circulação em versão impressa, a Comissão Editorial reserva-se o direito de também publicar a versão eletrônica da Revista, com a prévia comunicação aos autores.

17. Cabe aos autores manter os seus contatos atualizados perante a Comissão Editorial.

Aprovação e publicação de trabalhos

18. A Comissão Editorial encaminhará os artigos para serem avaliados pelo Conselho Consultivo da Revista dos Estudantes de Direito da UnB, formado preferencialmente por professores da Faculdade de Direito da UnB. Os avaliadores não terão acesso, durante o processo de avaliação, aos nomes ou a quaisquer outros dados que identifiquem os autores dos trabalhos.

19. O Conselho Consultivo poderá aceitar o trabalho como foi apresentado pelo autor, rejeitá-lo ou devolvê-lo com recomendações de alterações. Nesse último caso, o trabalho será encaminhado de volta ao autor para que faça as correções necessárias ou justifique a não-alteração e envie a nova versão do artigo, segundo os mesmos procedimentos da inscrição. A Comissão Editorial submeterá então a nova versão ao Conselho Consultivo, para aprovação da versão final.

20. Após um artigo ser aprovado pelo Conselho Consultivo, a Comissão Editorial poderá fazer nele alterações formais, com vistas a sanar falhas de redação ou de formatação. No entanto, o artigo só será publicado se a sua versão final for aprovada por seu autor.

21. Os artigos excedentes – aprovados para publicação, mas não publicados na edição imediata devido a limitações editoriais – serão publicados nas edições seguintes, se assim for do interesse do autor.

22. A Comissão Editorial informará por e-mail aos autores se seus trabalhos foram aprovados para publicação e se esta será feita na edição imediata.

23. A verificação de plágio ou de qualquer outro ato academicamente ímprobo ocasionará a imediata exclusão do trabalho do processo seletivo, sem prejuízo dos efeitos jurídicos previstos em lei.


Da Comissão Editorial


24. A Comissão Editorial da Revista dos Estudantes de Direito da UnB é composta por graduandos em Direito da Universidade de Brasília e funciona de modo independente – mas com o apoio – da Administração da Faculdade e do Centro Acadêmico de Direito.

25. A Comissão é composta pelos seguintes estudantes:

André Luís Eloy Soares (10o período);

André Moura Gomes (10o período);

Esdras Silva Pinto (7o período);

João Paulo Soares Coelho (8o período);

João Telésforo Nóbrega de Medeiros Filho (8o período);

Lívia Medeiros Amorim (4o período);

Márcio Lopes de Freitas Filho (12o período);

Natália Albuquerque Dino de Castro e Costa (4o período);

Paula Machado Ribeiro (8º Período);

Pedro Felipe de Oliveira Santos (9o período);

Rodrigo Rocha Silveira (8o período);

Vinícius Fox Drummond Cançado Trindade (5o período).


ARTIGO MODELO

Começou Agora...  

Posted by Ângelo

O professor Ricardo Wagner, militante contra a corrupção atua no cenário potiguar como uma forte liderança em defesa da democracia e da participação popular.

Junto à organização - MARCCO - Movimento Articulado de Combate à Corrupção foi tomada uma posição desestimulando a escolha de envolvidos na “Operação Impacto” para a composição da Mesa Diretora e Comissão de Ética para a próxima legislatura da nossa cidade.

Por conseguinte, durante sessão da casa legislativa natalense, o nosso professor foi atacado por alguns vereadores num discurso rasteiro e medíocre, chegando a convocar o professor para ser candidato para só assim participar nas questões da casa. Ou seja, uma falação distante do debate democrático de alto nível e embasada pela Soberania Popular que era travado até então; não só por Ricardo Wagner, mas como toda articulação que hoje milita contra a corrupção e esse tipo de intransigência.

Diante disso, o Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti está ao lado do professor e das entidades na luta contra tais ataques à própria essência da democracia.

Abaixo encontra-se a Carta redigida por Hélio Miguel, atual Diretor Administrativo do CAAC.


"Começou Agora...

Dedicamos essa defesa da Democracia, da Participação Política e da Soberania Popular ao professor Ricardo Wagner e sua presente militância.


Participação na política não se resume ao voto e se distancia da corrupção da cesta básica ou material de construção. Muitos da Câmara Legislativa Natalense precisam entender que a participação se dá na movimentação popular inclusive após as eleições.

Nesse caminhar, é necessária a aproximação social, tendo a casa legislativa natalense como a casa do povo. E percebemos que há muito que ser transformado para tal e não nos venham com suas fichas para conceder a visita na nossa própria casa.

Convocar ou provocar cidadãos à disputa para vaga na legislatura, para só assim participar politicamente, é considerar apenas a voz dos vereadores. Pois àqueles que pensem assim, atentem! A democracia permite a pluralidade, a democracia não é uníssona nesse sentido, permite várias vozes, seja de cidadãos ou instituições e não admitiremos a tentativa de calar ou abafar tais vozes.

E é nesse coral do movimento popular que o nosso Centro Acadêmico posta sua voz para entoar o coro, seguindo a canção da Democracia Participativa.

O Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, representante dos estudantes de Direito da UFRN, participa da política potiguar e vem aqui louvar as iniciativas como da OAB/RN e demais instituições democráticas que se colocam a participar ativamente da política e buscam soluções para os problemas da nossa cidade. E são nossos votos que os membros da nossa Casa Legislativa não sejam mais um desses problemas, mas sim os promotores de tais soluções.

O Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti não se furtará da sua participação e do imperativo ético de defender os fundamentos democráticos que regem as vidas do nosso povo. Não iremos falhar com a nossa história, com a esperança própria da juventude e com a confiança depositada na instituição dos estudantes do curso de Direito da UFRN.

É retrocesso pensar que ao fim das eleições a participação política também teve seu final. Posto isso, avisamos e estamos atentos, agora que passaram as eleições é que começou...

A todos os cidadãos e cidadãs natalenses e especialmente àqueles que passaram por nossa instituição; ratificamos que o velho mote ainda ecoa através das nossas vozes...
“Até que tudo cesse, nós não cessaremos”

*Texto dedicado a todos aqueles que lutam pela Soberania do Povo, como considera o professor Paulo Bonavides, “a carta de navegação da cidadania rumo às conquistas democráticas”.

Hélio Miguel
Diretor Administrativo
Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti."

Palestra: "Liderança"  

Posted by André

Amanhã dia 19/10/2008, em dois horários (8:30h e 19hs) acontecerá no auditório de NEPSA(Goiabinha), uma palestra ministrada por um integrante das forças armadas.
Apareçam e Confiram.

Aprendam a exercer uma boa liderança.

Tabela Nova do Juriscopão  

Posted by Túlio Camara




























É isso aí galera, apesar de todo o planejamento, ainda tivemos que fazer uma nova tabela, boa sorte para todas as equipes e que o campeonato obtenha sucesso preservando o nome desse mega-evento do curso de Direito da UFRN!

(Para melhor visualizar a imagem, dê um clique na mesma)

Grupos Femininos e Tabela Definitiva do Juriscopão!  

Posted by Ângelo

Pois é galera, o clima por enquanto é de Juriscopão! Nada mais justo, nesse caso, do que finalmente divulgar quais são os grupos femininos e a tabela definitiva tanto para masculino como para feminino.

Seguem abaixo as tabelas:

GRUPOS FEMININO

GRUPO A
9º Único
1º Manhã
6º Manhã
3º Único

GRUPO B
5º Manhã
2º Manhã
2º Noturno
Ex-Alunas


TABELA DEFINITIVA

E sairam os grupos do Juriscopão!  

Posted by Ângelo

Alô Galera!

Estão sendo divulgados em primeira mão no blog, os grupos da edição 2009 do Juriscopão! Segue abaixo a listagem dos grupos:




Lembrando que o Juriscopão ocorrerá dia 16 de novembro, no Society Soccer Club e esse ano com muitas novidades, que brevemente serão aqui divulgadas! Aguardem!

Fórum das Iniciativas  

Posted by Ângelo


Galera, aviso urgentíssimo e de grande importância!

Como já foi exaustivamente avisado de sala em sala, e até mesmo no chamado "boca a boca" pelos corredores do Setor I, ocorrerá nessa quarta-feira (05 de novembro) às 19hrs na sala F1 o Fórum das Iniciativas, contamos com a presença de todo o alunado, para que possam ser expostas, debatidas e pacificadas algumas das demandas do curso relacionadas as problemáticas entre alunos, professores e iniciativas.

Fica, portanto, não somente um convite, mas uma convocatória para todo o alunado, compareçam!